O que é o SVAT?
Nos últimos tempos, já nos habituámos a ouvir falar desta sigla, mas na realidade, nem sempre os utilizadores entendem o que isto representa. Para começar, devemos dizer que a Portaria 293/2017 é a base para criação do SVAT, um selo de validação criado pela Autoridade Tributária e que visa garantir o cumprimento de determinados padrões, no processo contabilístico das empresas. Por outras palavras, quando o contabilista utiliza uma aplicação certificada pela Autoridade Tributária, na realidade está a garantir que a sua aplicação possui todos os mecanismos necessários para a validação de dados contabilísticos, permitindo uma prévia correção de qualquer irregularidade com os saldos das contas para elaboração das diversas Demonstrações Financeiras.
Como é que a AT garante a aplicabilidade destas regras?
Com a implementação deste padrão contabilístico, agora todas as alterações que forem efetuadas no registo contabilístico da empresa terão repercussão na IES, começando numa primeira fase com o pré-preenchimento das demonstrações financeiras e alguns quadros dos anexos A e I da IES, com base no ficheiro SAF-T da Contabilidade. Desta forma, só existe a garantia que as empresas cumpram certas e determinadas regras de qualidade, se forem implementados sistemas informáticos que adoptem este novo processo contabilístico, validando se os dados apresentados estão conforme os requisitos definidos pela Autoridade Tributária.
O ficheiro SAF-T da contabilidade deve ser extraído obrigatoriamente do programa informático, não podendo ser obtido por qualquer outro meio informático externo à aplicação. Na composição deste ficheiro constam vários tipos de dados, antecipadamente validados antes de qualquer exportação e que por si só espelham o retrato contabilístico da empresa, desde a sua identificação fiscal, até ao registo de todos os movimentos contabilísticos registados ou anulados ao longo do ano.
Quem tem que entregar o ficheiro SAF-T da contabilidade?
Existe alguma entidade dispensada da sua entrega?
Que regras são aplicadas com o SVAT?
Gestão de Utilizadores:
Plano de Contas:
Movimentos contabilísticos:
Encerramento do exercício:
Apuramento de resultados:
Criação de um histórico de alterações:
Controlo Aplicacional:
Sobre o autor